TECNOLOGIA

Campus Party oferece acesso gratuito a exposições

Foto: Reprodução de InternetA quinta edição da famosa festa tecnológica Campus Party começa nesta terça-feira, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo. Apesar de grande parte do evento ser pago, haverá uma área de visitação gratuita com exposição de produtos.
Com uma fila formada mais de dois dias antes do início, a festa espera receber 7 mil campuseiros e 200 mil participantes. A novidade da edição de 2012 é o uso de uma conexão de internet com 20 Gbps para baixar o conteúdo, contra os 10 Gbps disponibilizados no evento anterior.
Durante a semana, o palco principal contará com a presença de especialistas de todo o mundo, mas uma das principais atrações da Campus Party 2012, o pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, John Klensin, não comparecerá ao evento em razão de problemas com o visto do Brasil.

Cientistas desenvolvem programa de computador para 'ler' pensamentos

Pesquisadores norte-americanos criaram um programa de computador que é capaz de analisar sinais elétricos emitidos pelo cérebro e "adivinhar" palavras, conforme artigo publicado na revista científica "PLoS Biology".
Na pesquisa, as pessoas receberam uma lista de palavras e o computador tinha que reproduzir qual delas tinha sido escolhida, por meio das ondas cerebrais. Os cientistas destacam que o sistema poderá ser usado para auxiliar pacientes que estejam em coma ou com algum problema para se comunicar depois que o método for aperfeiçoado.

Twitter anuncia plano de censura para alguns países

Foto: DivulgaçãoPassando por um período em que a liberdade da internet é duramente contestada, o microblog Twitter anunciou nesta quinta-feira que vai começar a aplicar censura em determinados conteúdos publicados em sua rede, dependendo do país.
No blog oficial da página, o Twitter disse que a expansão internacional do veículo faz com que o microblog acabe entrando em alguns países que contam com "ideias diferentes sobre o contorno da liberdade de expressão", o que incentivaria a medida.
"A troca aberta de informações pode ter um impacto globalmente positivo… Quase todos os países do mundo concordam que a liberdade de expressão é um direito humano. Muitos países também concordam que a liberdade de expressão traz consigo responsabilidades e que tem limites," diz a publicação.
O site sitou França e Alemanha como exemplo de países que utilizam a censura de forma simples e consensual, lembrando que ambos abolem conteúdos pró-nazistas.Com isso, certos assuntos passarão a ser inacessíveis aos usuários de determinadas regiões, mas ainda vão poder ser acessados em outros lugares do mundo, segundo explica a empresa. Ainda assim, a empresa não divulgou que países passariam por essa medida.
De acordo com o texto, quando houver um bloqueio de informação, o Twitter vai deixar a censura clara ao usuário. "Um dos nossos valores fundamentais como empresa é defender e respeitar a voz de cada usuário. Tentamos manter o conteúdo até onde e quando podemos, e vamos procurar ser transparentes com os usuários quando não pudermos mais. Os tuítes continuar a fluir", finalizou.

Steve Jobs deixou carta de Bill Gates na cabeceira de sua cama

Foto: Reprodução de internetEm visita a Inglaterra o fundador da Microsoft, Bill Gates, revelou que Steve Jobs deixou a carta enviada pelo concorrente sobre a cabeceira de sua cama.
"Ela disse que ele tinha gostado muito da minha carta e a deixara na cabeceria de sua cama", revela Gates ao lembrar um telefonema que recebeu de Laurence, viúva de Jobs, após a morte do fundador da Apple.
Em entrevista ao "Telegraph", Gates disse que sua relação com Jobs se estreitou pouco antes da morte do criador da Apple. "Nós passamos horas relembrando o passado e conversando sobre o futuro", conta o dono da Microsoft.
Bill Gates enviou a carta a Steve Jobs no aniversário de morte de seu pai. "Eu escrevi a Steve que ele deveria se sentir ótimo pelo que havia feito e pela empresa que havia construído", conta o milionário revelando parte do que escreveu para Jobs.
Ainda sobre a relação dos dois, Gates afirma que a aproximação aconteceu em 2007, quando ele se afastou da presidência da Microsoft para cuidar da organização filantrópica que leva seu nome e o de sua mulher.
Sobre a concorrência das duas empresas, Gates afirma que não havia uma guerra entre ele e Jobs. "Não havia paz a se fazer. Nós fizemos ótimos produtos, e competição sempre foi algo saudável. Não havia motivo para perdão", disse.

Em novo 'Fifa Street', Messi dribla adversários em favela do Rio

Foto: DivulgaçãoMessi, Cristiano Ronaldo e Kaká irão jogar em quadra de favela do Rio de Janeiro no novo "Fifa Street". Nova versão do game usa a tecnologia gráfica do "Fifa 12" para criar peladas cheias de dribles e truques com a bola na rua.
Com seu lançamento previsto para 7 de março, esta é a primeira vez que o "Fifa Street" estará disponível para as plataformas Playstation 3 e Xbox 360. Com nova tecnologia, o game irá aprimorar o controle da bola que ajudará a dar mais realismo aos mais de 50 dribles possíveis.
Os jogadores do novo "Fifa Street" poderão desconcertar seus adversários com dribles no modo "um contra um" ou ainda com a opção de times de cinco jogadores de cada lado. E livre das tradicionais regras do futebol, o novo game experimenta uma modalidade em que a cada gol do adversário a equipe perde um atleta.
O novo "Fifa Street" conta com mais de 35 quadras criadas em estacionamentos, academias e até mesmo no topo de um prédio. Apesar da maioria ser ambientada na Europa, o Brasil aparece em uma quadra em uma favela do Rio de Janeiro.
A EA Sports ainda não divulgou detalhes sobre o novo jogo, mas prometeu disponibilizar clubes e seleções de todo o mundo. O "Fifa Street", assim como o "Fifa 12", também será interligado ao EA Sports Football Club, rede social para jogadores da série.